top of page
Buscar

AS 25 MELHORES Coisas a Fazer no Ceará - 2023



O Ceará é um estado do nordeste do Brasil conhecido por suas belas praias, paisagens únicas e cultura vibrante. Com tanto para ver e fazer, pode ser avassalador planejar uma viagem a este incrível destino. É por isso que elaboramos uma lista das 10 melhores coisas a serem feitas no Ceará em 2023. Desde explorar locais históricos até tomar sol em praias imaculadas, há algo para todos neste estado diverso.



1. Visite as Praias de Jericoacoara

Jericoacoara é uma cidade de praia remota localizada no litoral norte do Ceará. É conhecida por suas praias deslumbrantes, águas cristalinas e dunas de areia. Os visitantes podem passar o dia na praia, caminhar pelas dunas de areia ou praticar esportes aquáticos como kiteboarding e windsurf. Com sua vibração descontraída e cenário deslumbrante, Jericoacoara é um destino imperdível no Ceará.



2. Explore the Historic City of Fortaleza

Fortaleza is the capital of Ceará and a hub of culture, history, and entertainment. Visitors can explore the city's many museums, galleries, and historical sites, including the Fortaleza Cathedral, the Central Market, and the Dragão do Mar Cultural Center. Fortaleza is also known for its vibrant nightlife, with numerous bars, clubs, and live music venues.



3. Descubra a Serra de Baturité

A Serra de Baturité é uma cadeia de montanhas localizada no interior do Ceará. Os visitantes podem explorar as exuberantes florestas, cachoeiras e trilhas, ou visitar cidades charmosas como Guaramiranga e Baturité. Com seu clima fresco e beleza natural deslumbrante, a Serra de Baturité oferece uma refrescante escapada do calor do litoral.




4. Experimente a Beleza de Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma cidade de praia localizada a cerca de 170 km ao sul de Fortaleza. É conhecida por suas falésias coloridas, dunas de areia e vida noturna vibrante. Os visitantes podem passar o dia relaxando na praia, explorando as lojas e restaurantes da cidade, ou fazendo um passeio de buggy pelas dunas de areia. Canoa Quebrada é um destino popular tanto para os habitantes locais quanto para os turistas.




5. Visite as Praias de Cumbuco

Cumbuco é uma cidade de praia localizada a cerca de 30 km a oeste de Fortaleza. É conhecida por suas praias de areia branca, águas mornas e excelentes condições de kiteboarding. Os visitantes podem ter aulas de kiteboarding, alugar equipamentos ou simplesmente relaxar na praia e apanhar sol. Com sua atmosfera descontraída e cenário deslumbrante, Cumbuco é um destino turístico obrigatório no Ceará.



6. Explore as Dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma paisagem única, localizada na fronteira entre o Ceará e o Maranhão. É conhecido por suas dunas de areia, lagoas e beleza natural deslumbrante. Os visitantes podem explorar as diversas trilhas do parque, nadar nas lagoas cristalinas ou fazer um passeio guiado pela região. Lençóis Maranhenses é um destino verdadeiramente inesquecível no Ceará.




7. Descubra o encanto do Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara está localizado no litoral do Ceará e é conhecido por suas praias deslumbrantes, águas cristalinas e dunas de areia. Os visitantes podem explorar as muitas trilhas de caminhada do parque, nadar nas lagoas ou simplesmente relaxar na praia e absorver o sol. Com sua paisagem única e beleza natural, o Parque Nacional de Jericoacoara é um destino obrigatório no Ceará.



8. Aprenda sobre a Cultura dos Indígenas

"Povos do Ceará"


O Ceará abriga muitos povos indígenas, incluindo o Tremembé, a Tapeba e os Anacé. Os visitantes podem aprender sobre sua rica história e cultura visitando museus e centros culturais em cidades como Fortaleza e Sobral. A Terra Indígena Tremembé também está localizada no Ceará e está aberta a visitantes que queiram aprender mais sobre a vida cotidiana e as tradições destas comunidades indígenas.



9. Desfrute das Piscinas Naturais de Morro Branco

Morro Branco é uma cidade de praia localizada a cerca de 85 km ao leste de Fortaleza. É conhecida por sua paisagem única de falésias de areia vermelha e branca e piscinas naturais. Os visitantes podem fazer um passeio de buggy pela região, nadar nas piscinas naturais, ou explorar as muitas lojas e restaurantes da cidade. Morro Branco é um ótimo destino para quem procura fugir das multidões e desfrutar de uma experiência de praia mais descontraída.




10. Faça uma viagem para a Cidade Histórica de Sobral

Sobral é uma cidade histórica localizada no interior do Ceará. É conhecida por sua arquitetura colonial, sua rica história e seu patrimônio cultural. Os visitantes podem explorar os muitos museus, igrejas e sítios históricos da cidade, incluindo o Museu de Arte Contemporânea de Sobral e o Palácio dos Leões. Sobral também é conhecida por sua animada cena cultural, com inúmeros festivais e eventos realizados ao longo do ano.




11. Visite a Bela Praia de Canoa Quebrada; Pontos de kitesurf no Brasil

Canoa Quebrada é uma praia pitoresca localizada a cerca de 165 km ao sudeste de Fortaleza. Conhecida por suas falésias coloridas e águas claras, esta praia é um destino popular para os turistas que procuram um dia relaxante ao sol. Os visitantes podem dar um mergulho nas águas mornas, dar um passeio pela praia ou desfrutar de alguns dos muitos restaurantes e bares localizados na cidade. Canoa Quebrada é também um ótimo lugar para praticar windsurf e kitesurf, com ventos confiáveis durante todo o ano.




12. Explore o Parque Nacional da Serra da Meruoca

O Parque Nacional da Serra da Meruoca é uma bela reserva natural localizada no noroeste do Ceará. Abriga uma variedade de flora e fauna, incluindo várias espécies ameaçadas de extinção. Os visitantes podem fazer uma caminhada pelas muitas trilhas do parque, que oferecem vistas deslumbrantes da paisagem ao seu redor. O parque também abriga várias cachoeiras e piscinas naturais, tornando-o um ótimo destino para nadar e fazer piqueniques.




13. Go Dune Buggy Riding em Jericoacoara

Jericoacoara é uma pequena vila de pescadores localizada a cerca de 300 km a oeste de Fortaleza. É conhecida por suas impressionantes dunas de areia, lagoas cristalinas e atmosfera descontraída. Os visitantes podem fazer um passeio de buggy pelas dunas da região, que inclui paradas em vários dos pontos mais bonitos da cidade, incluindo a Lagoa Azul e a formação rochosa da Pedra Furada. Jericoacoara é também um destino popular para a prática de windsurf e kitesurf (Pontos de kitesurf no Brasil), com excelentes condições para estes esportes.




14. Visite o Centro Histórico de Fortaleza

Fortaleza é a capital do Ceará e é conhecida por sua rica história e herança cultural. O centro histórico da cidade abriga muitos edifícios e monumentos bonitos, incluindo a Catedral Metropolitana e o Mercado Central. Os visitantes podem fazer um passeio a pé pela área, que inclui paradas em vários dos locais mais importantes da cidade. Fortaleza é também um ótimo destino para a vida noturna, com muitos bares, clubes e restaurantes localizados no centro da cidade.



15. Experimente a Festa de São João no Cariri

A Festa de São João é um dos eventos culturais mais importantes do Ceará e é comemorada em todo o estado em junho. O festival é conhecido por sua música animada, sua comida tradicional e suas decorações coloridas. A cidade de Cariri, localizada no sul do estado, é um dos melhores lugares para vivenciar o festival. Os visitantes podem apreciar as danças tradicionais, experimentar as iguarias locais e se divertir tanto com os locais quanto com os turistas.


16. Visite os Museus em Fortaleza

Fortaleza tem vários museus interessantes que merecem uma visita. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um dos mais populares, com exposições e eventos relacionados às artes, história e cultura do Ceará. O Museu do Ceará é também uma visita obrigatória, mostrando a rica história e o patrimônio cultural do estado. E para os interessados em arte contemporânea, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará é uma ótima opção.



17. Faça um passeio de barco pelo Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é uma reserva natural deslumbrante localizada na fronteira entre o Ceará e o estado vizinho do Piauí. O delta é formado pelo rio Parnaíba ao desembocar no Oceano Atlântico, criando um ecossistema único de manguezais, dunas e lagoas. Os visitantes podem fazer um passeio de barco pela região, que inclui paradas em vários dos pontos mais bonitos do delta, como a Ilha das Canárias e a Baía do Caju.


18. Desfrute da Cozinha Local

O Ceará é conhecido por sua deliciosa comida, com uma culinária que reflete as diversas influências culturais do estado. Alguns dos pratos mais populares são a carne de sol, o feijão verde e a macaxeira. Os visitantes podem provar estas e muitas outras especialidades locais nos muitos restaurantes e barracas de comida do estado. E para aqueles que procuram algo doce, o Ceará também é famoso por suas sobremesas, como o bolo de rolo (um bolo enrolado com recheio de goiaba) e o cartola (uma sobremesa de banana frita com queijo e canela).


19. Explore as Praias do Parque Nacional de Jericoacoara

O Parque Nacional de Jericoacoara é uma área protegida localizada no oeste do Ceará, conhecida por suas impressionantes praias e dunas de areia. Os visitantes podem fazer uma caminhada pelas muitas trilhas do parque, que oferecem vistas deslumbrantes da paisagem ao seu redor. O parque também abriga várias praias, como a Praia do Preá e a Praia da Malhada, que são populares entre os surfistas e kiteboarders. E para aqueles que procuram uma experiência mais isolada, há várias praias e enseadas escondidas para explorar.


20. Participe do Carnaval de Fortaleza

O Carnaval de Fortaleza é um dos maiores e mais populares eventos do Ceará, atraindo visitantes de todo o Brasil e do exterior. O carnaval acontece nos dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas e conta com desfiles, música ao vivo e festas de rua. Os visitantes podem se divertir tanto com locais quanto com turistas, desfrutando da atmosfera vibrante e das fantasias coloridas. E para aqueles que querem fugir das multidões, há também vários eventos e festas mais calmos para participar em toda a cidade.


21. Faça um passeio de Duna Buggy Ride em Canoa Quebrada

Canoa Quebrada é uma cidade de praia localizada a cerca de 160 quilômetros a leste de Fortaleza, conhecida por suas imponentes dunas de areia e águas cristalinas. Uma das atividades mais populares em Canoa Quebrada é fazer um passeio de buggy pelas dunas, o que permite aos visitantes explorar as belezas naturais da região e, ao mesmo tempo, obter uma adrenalina. Os passeios de buggy geralmente duram cerca de duas horas e incluem paradas em vários mirantes, como a famosa formação rochosa da Pedra Furada.


22. Visite o Centro Histórico de Sobral

Sobral é uma cidade localizada a cerca de 230 quilômetros a noroeste de Fortaleza, conhecida por sua bela arquitetura colonial e por sua rica herança cultural. O centro histórico da cidade é uma visita obrigatória, com vários edifícios e monumentos bem preservados que datam dos séculos XVIII e XIX. Algumas das atrações mais notáveis incluem a Catedral Sobral, o Sobrado Dr. José Lourenço, e a Casa da Cultura. Os visitantes também podem desfrutar de um passeio pelas charmosas ruas e praças da cidade, parando nas lojas e cafés locais ao longo do caminho.



23. Explorar a Serra da Meruoca

A Serra da Meruoca é uma cadeia de montanhas localizada a cerca de 240 quilômetros a noroeste de Fortaleza, conhecida por sua beleza natural deslumbrante e rica biodiversidade. A área abriga várias espécies de plantas e animais únicos na região, assim como várias cachoeiras e piscinas naturais. Os visitantes podem fazer uma caminhada pelas montanhas, aproveitando o ar puro e as vistas de tirar o fôlego ao longo do caminho. E para aqueles que querem passar mais tempo na região, há várias opções de acampamento e glamping disponíveis.



24. Passear a cavalo em Quixadá

Quixadá é uma cidade localizada a cerca de 160 quilômetros a sudoeste de Fortaleza, conhecida por suas paisagens pitorescas e pela rica cultura de vaqueiro. Uma das melhores maneiras de vivenciar a beleza natural da região é fazendo um passeio a cavalo, o que permite aos visitantes explorar o campo a um ritmo agradável. Os passeios geralmente duram cerca de duas horas e incluem paradas em vários mirantes, como a Pedra da Galinha Choca e o Morro do Chapéu. Os visitantes também podem aprender sobre as tradições dos vaqueiros da região e desfrutar de uma refeição tradicional em um dos ranchos locais.



25. Visita ao Santuário de Fátima em Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é uma cidade localizada a cerca de 530 quilômetros ao sul de Fortaleza, conhecida por suas fortes tradições religiosas e pelo Santuário de Fátima. O Santuário é um dos mais importantes locais de peregrinação do Brasil, atraindo milhões de visitantes a cada ano. O complexo inclui várias capelas, monumentos e museus relacionados à vida e ao legado do padre Cícero, um padre local que é reverenciado como santo por muitos na região. Os visitantes podem fazer uma visita guiada ao santuário e assistir a uma missa ou serviço de oração, experimentando o profundo significado espiritual da região.


Conclusão:


Em conclusão, o Ceará é um destino maravilhoso com muitas atrações para os visitantes explorarem. Desde belas praias e parques naturais até cidades históricas e festivais culturais, há algo para todos neste estado maravilhoso. Ao conferir nossa lista das 15 melhores coisas a fazer no Ceará em 2023, você certamente terá uma experiência inesquecível nesta parte vibrante e excitante do Brasil.



O Ceará é um estado do nordeste do Brasil que oferece aos visitantes uma riqueza de belezas naturais, patrimônio cultural e atividades ao ar livre para desfrutar. Desde suas deslumbrantes praias e dunas até suas encantadoras cidades e marcos históricos, há algo para todos nesta vibrante e diversificada região.



Se você está procurando aventura, relaxamento ou uma chance de aprender mais sobre a cultura e a história brasileira, o Ceará tem muito a oferecer. Algumas das principais atividades a serem desfrutadas incluem nadar e tomar sol nas praias de Fortaleza, explorar as encantadoras cidades de Jericoacoara e Canoa Quebrada, e fazer uma caminhada pela Serra da Meruoca.



Os visitantes também podem conhecer a rica cultura vaqueira da região em Quixadá, assistir a um culto religioso no Santuário de Fátima em Juazeiro do Norte, ou simplesmente desfrutar de um passeio pelas ruas de Sobral. E com uma grande variedade de opções de hospedagem, desde resorts de luxo até acampamentos rústicos, há algo que se adequa a cada orçamento e gosto.



Em geral, o Ceará é um destino obrigatório para quem viaja ao Brasil, oferecendo uma mistura única de beleza natural, herança cultural e aventura ao ar livre que certamente deixará uma impressão duradoura.



16 visualizações0 comentário
bottom of page